Sob a orientação geral do representante residente adjunto do PNUD e supervisão direta do representante residente assistente – programa, e com uma linha de reporte secundária ao coordenador do projeto PBF, o especialista em monitoria e avaliação colocará um mecanismo completo em prática para administrar monitoramento e avaliação eficazes, gestão baseada em resultados e estruturas de garantia de qualidade para garantir que a implementação do projeto seja feita de forma responsável e transparente e que as lições aprendidas com o projeto sejam incorporadas nos próximos projetos e intervenções ampliadas. O PNUD adota uma abordagem de portfólio para acomodar as necessidades comerciais em mudança e alavancar as ligações entre as intervenções para atingir seus objetivos estratégicos. Portanto, espera-se que o pessoal do PNUD trabalhe em unidades, funções, equipes e projetos em equipes multidisciplinares para aprimorar e permitir a colaboração horizontal.
Garantir a implementação de estruturas e estratégias para monitorar e avaliar o projeto PBF para atingir os seguintes resultados:
Desenvolver e implementar monitoramento e avaliação personalizados e estrutura de gestão baseada em resultados, sistemas e ferramentas para o projeto PBF, de acordo com os produtos, resultados e requisitos do projeto e em estreita consulta com os parceiros do projeto.
Realizar exercícios de garantia de qualidade para garantir a conformidade com os resultados esperados e o cronograma do projeto, de acordo com as práticas de M&E do PNUD.
Revisar os sistemas, ferramentas e indicadores de M&E existentes em uso pelo governo de STP e parceiros relevantes, identificar fontes de dados já disponíveis e fluxo de informações.
Fornecer orientação técnica para a implementação do plano de monitoria e qvaliação, por meio de treinamentos e outros suportes no local.
Monitorar a implementação dos processos/atividades do programa, revisar o progresso trimestralmente; abordar as questões levantadas e, por meio da análise de variação oportuna, propor ações corretivas, garantindo qualquer disparidade entre os resultados planejados e reais.
Auxiliar na identificação de potenciais problemas e gargalos de implementação e recomendar estratégias apropriadas e oportunas para abordá-los e atingir os resultados planejados.
Garantir que o alerta antecipado de quaisquer disparidades entre os resultados planejados e reais seja abordado.
Preparar atualizações trimestrais e anuais do progresso programático do projeto. - Fornecer insumos para os processos conjuntos de planejamento e relatórios anuais da ONU e do PNUD, incluindo ROAR, Relatórios Anuais e Notas Informativas.
Garantir a conformidade e a aplicação das salvaguardas sociais e ambientais do PNUD na implementação das atividades relacionadas ao PNUD.
Garantir que a igualdade de gênero, a inclusão de deficiências e os princípios de Não Deixar Ninguém para Trás (LNOB) sejam integrados ao design, monitoramento, relatórios e avaliações do projeto.
Garantir a gestão eficaz do monitoramento e da avaliação,e processos de gestão baseados em resultados para o projeto com foco na obtenção dos seguintes resultados:
Supervisionar o monitoramento de resultados eficiente e baseado em evidências para o projeto PBF e garantir que o monitoramento e a avaliação estejam em conformidade com o Documento do Projeto e que as disposições do acordo sejam totalmente observadas.
Monitoramento e alinhamento contínuos das atividades/processos do projeto de acordo com os planos de trabalho, metas e a identificação oportuna de variações do plano de trabalho e gerar informações apropriadas e de qualidade para o processo de tomada de decisão.
Garantir relatórios robustos, de qualidade e oportunos para a gerência do PNUD e o Coordenador do Projeto e, quando necessário, para o RCO e o conselho do projeto/comitê diretor.
Mapear e avaliar a qualidade das fontes de dados oficiais existentes, os métodos de coleta e garantir que os padrões de qualidade dos dados sejam monitorados e atendidos e propor abordagens para abordar as lacunas identificadas para garantir a qualidade dos dados.
Coordenar e colaborar com as entidades que estão implementando iniciativas-chave de vigilância, M&E e informações estratégicas em justiça e segurança para conclusão oportuna e resultados de qualidade.
Verificar e garantir a conformidade dos relatórios programáticos recebidos das instituições nacionais e fornecer feedback oportuno sobre o relatório.
Conforme e quando necessário, coordenar intervenções de coleta de dados, auditoria e avaliação; e preparar termos de referência para avaliações de linha de base, de meio de prazo e de linha final, incluindo preparação de metodologia, e fornecer direção técnica geral para a condução das avaliações e acompanhar as recomendações.
Monitorar proativamente o progresso em relação às metas e identificar ações iniciais para abordar o potencial subdesempenho.
Quando necessário, e em estreita coordenação com o DRR do PNUD, apoiar a preparação completa para o escritório de auditoria e investigação do PNUD e acompanhar junto com a equipe do programa a implementação oportuna das recomendações.
Garantir o uso ideal das descobertas da avaliação, fornecendo orientação na preparação de resposta oportuna da gerência a todas as avaliações obrigatórias e desenvolvendo um plano de comunicação/disseminação.
Garantir a facilitação da construção e compartilhamento de conhecimento na área de monitoramento e avaliação com foco na obtenção dos seguintes resultados: - Representar o projeto nas áreas atribuídas pelo PNUD e pelo Coordenador do Projeto, fazendo apresentações nos fóruns relevantes:
Apoiar a avaliação de capacidade das funções de monitoramento e avaliação (M&E) das instituições nacionais e propor planos de desenvolvimento de capacidade para fortalecer o M&E.
Identificar, formular e sistematizar lições aprendidas e documentar as melhores práticas do trabalho regular, de avaliações e estudos para serem refletidas nos relatórios do projeto.
Contribuir no desenvolvimento de materiais de informação e comunicação relacionados ao projeto (briefings, press-releases, apresentações etc.).
Manter relacionamentos proativos com todas as principais partes interessadas, formuladores de políticas e parceiros doadores.
Colaborar e coordenar com o Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa e Ordem Interna, outras agências da ONU, agências governamentais, ONGs, parceiros técnicos e outras organizações em boas práticas de monitoramento e avaliação.
Fornecer suporte técnico aos parceiros nacionais para criar um sistema sólido de gerenciamento de informações no campo do projeto, especialmente no que diz respeito à implementação de sistemas de informação digital para esses setores.
Participar de reuniões profissionais conforme necessário
Promover uma cultura de compartilhamento de conhecimento e aprendizado com toda a equipe do projeto e do escritório sempre que necessário
Compartilhar experiências/melhores práticas nos sites e plataformas do PNUD.
Experiência necessária
5 anos de experiência em atividades de monitoramento e avaliação. São necessários 5 anos (com mestrado) ou 7 anos (com bacharelado) de experiência relevante em nível nacional ou internacional similar em atividades de monitoramento e avaliação.
Área(s) de especialização
Economia e finanças, Administração
Idiomas
Português, Nível: Fluente, Obrigatório Inglês, Nível: Fluente, Obrigatório.
Prazo para inscrição: 12 de Setembro de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: São Tomé e Príncipe.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/QDkwe
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comments