O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é mandatado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para promover, monitorizar e reportar sobre o progresso na implementação da Nova Agenda Urbana, com os objectivos duplos de habitação para todos e desenvolvimento urbano sustentável. A ONU-Habitat trabalha e coopera com governos, autoridades locais, organizações não governamentais, o setor privado e outras agências na promoção da urbanização sustentável e na redução da pobreza urbana. O seu trabalho envolve a definição de normas, atividades operacionais, capacitação, monitorização, defesa e criação de parcerias a nível global, regional, nacional e local.
O Oficial de Gestão do Programa (PMO)/Conselheiro Técnico Internacional (ITA) concentrar-se-á principalmente na implementação do programa Cidades Verdes e Inclusivas na Guiné-Bissau. Esta posição está localizada no Escritório da ONU-Habitat na Guiné-Bissau. Sob a supervisão direta do Gestor do Portfólio da ONU-Habitat para a África Ocidental baseado em Dakar, Senegal, e em estreita colaboração com o Gestor Nacional do País, o titular será especificamente responsável pelo desempenho dos seguintes deveres e responsabilidades:
Implementação do Programa:
Liderar e coordenar a implementação harmoniosa do programa Cidades Verdes e Inclusivas (GIC) financiado pela UE na Guiné-Bissau, garantindo que os procedimentos gerais de gestão do projecto estão em vigor e são seguidos para garantir a qualidade da implementação.
Em coordenação com o Gestor Nacional do País, fornecendo apoio técnico e gerencial à equipe do projeto GIC.
Facilitar a implementação das actividades do projecto a nível local, incluindo pessoal e planeamento de trabalho, desenvolvimento de Termos de Referência, negociação de Acordos de Cooperação com Parceiros de implementação, garantindo a utilização eficiente dos recursos.
Preparar relatórios de progresso a serem enviados aos doadores e distribuídos internamente para garantir uma maior coordenação e partilha de informações dentro do ONU-Habitat.
Desenvolvimento do programa:
Em colaboração com o Gestor Nacional do País, liderar os esforços da ONU-Habitat no desenvolvimento de notas conceptuais e documentos de projectos/programas para a Guiné-Bissau, criando sinergias com o programa GIC.
Liderar as negociações com potenciais doadores bilaterais/multilaterais.
Apoiar e supervisionar o processo interno de aquisição de projectos através do Comité de Projectos ONU-Habitat. Revisão e aprovação de projectos relacionados com a Guiné-Bissau.
Construção de representação e parcerias:
Representar a ONU-Habitat perante a Equipa Nacional da ONU na Guiné-Bissau, enquanto coordena com o Gestor Nacional Nacional que representará a ONU-Habitat na Equipa de Gestão do Programa da ONU (PMT).
Facilitar a programação conjunta da ONU com outras agências da ONU.
Desenvolver, manter e gerir relações de trabalho estreitas com parceiros e intervenientes bilaterais/multilaterais, nomeadamente através dos grupos de trabalho multissectoriais estabelecidos.
Gerenciamento:
Em colaboração com o Gestor Nacional do País, apoiar a gestão geral do escritório Guiné-Bissau UN-Habitat, garantindo a motivação do pessoal, apoiando a resolução de problemas no local de trabalho numa atmosfera de respeito mútuo sob os valores da ONU.
Realização de processos de recrutamento e contratação, especialmente no âmbito do programa GIC, incluindo processos de integração de pessoal; facilitar a admissão de novos funcionários, introduzindo o mandato da ONU-Habitat, o portfólio de projetos e os procedimentos institucionais e administrativos.
Em colaboração com o Gestor Nacional do País, apoiar a gestão do pessoal da ONU-Habitat, garantindo a implementação da Política e Plano da ONU-Habitat para a Inclusão, Igualdade de Género e Empoderamento.
Desempenhar o papel de solicitante para a Guiné-Bissau na aquisição/aquisição de bens/serviços e processos de autorização financeira através do PNUD, que assegura a administração local do ONU-Habitat.
Em colaboração com o Gestor Nacional do País, supervisionar as operações locais do projecto, incluindo a gestão de custos correntes através de pequenos fundos.
Garantir a coordenação com o ponto focal de segurança da ONU na região para implementar os requisitos do UNDSS e trabalhar para cumprir os padrões de segurança.
Coleta e analisa dados para identificar tendências ou padrões e fornecer insights por meio de gráficos, tabelas e relatórios usando métodos de visualização de dados para permitir planejamento, tomada de decisões, apresentação e relatórios orientados por dados.
Educação
É necessário um diploma universitário avançado (mestrado ou equivalente) em planejamento e gestão urbana, arquitetura, engenharia, sociologia urbana ou áreas afins.
Um diploma universitário de primeiro nível em combinação com dois (2) anos de experiência profissional qualificada pode ser aceito no lugar do diploma universitário avançado.
É desejável a conclusão bem-sucedida de programas de graduação e não-graduados em análise de dados, análise de negócios ou programas de ciência de dados.
Prazo para inscrição: 27 de Fevereiro de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Guiné-Bissau
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsaap através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm
Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6
Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/
Ou Siga-nos também pelo:
Comments