Você quer construir uma carreira que realmente valha a pena? O Banco Mundial é uma das maiores fontes de financiamento e conhecimento para os países em desenvolvimento, uma parceria global única de cinco instituições dedicadas a acabar com a pobreza extrema e a promover a prosperidade partilhada. Com 189 países membros e mais de 120 escritórios em todo o mundo, trabalhamos com parceiros dos setores público e privado, investindo em projetos inovadores e utilizando dados, investigação e tecnologia para desenvolver soluções para os desafios globais mais urgentes. P
A posição
Esta posição ficará sediada em Luanda, Angola e será a principal responsável ( 75%) por apoiar a linha de negócios de gestão de risco ambiental que implementa as Políticas de Salvaguarda do Banco Mundial e o Quadro Ambiental e Social, ou FSE) para os países de Angola e São Tomé e Príncipe.
Espera-se também que o Especialista Ambiental Sénior forneça apoio e lidere outras actividades da unidade (25%), tais como operações do sector ENB, bem como o desenvolvimento de estratégias nacionais e sectoriais, diálogo com clientes e trabalho analítico.
Deveres e responsabilidades
As responsabilidades do Especialista Ambiental Sênior incluem:
Fornecer consultoria especializada a clientes, equipes de projeto e gestão do Banco Mundial sobre gestão de risco ambiental em projetos financiados pelo Banco Mundial em uma variedade de setores, incluindo infraestrutura de alto risco, complexa e de grande escala, através da realização de análises ambientais detalhadas e tecnicamente sólidas, devida diligência e supervisão em relação às Políticas de Salvaguarda do Banco Mundial, ao FSE e às boas práticas internacionais (incluindo as Diretrizes de Ambiente, Saúde e Segurança do Banco Mundial) e assegurar a sua integração efetiva na conceção, avaliação e implementação de projetos.
Aconselhar e apoiar clientes e organizações homólogas no desenvolvimento de termos de referência (TdR) e na preparação de avaliações de impacto ambiental e social (ESIAs), incluindo avaliações regionais, estratégicas e cumulativas; quadros de gestão ambiental e social (QGAS); e planos de gestão ambiental e social (PGAS), incluindo planos de monitorização, elaboração de relatórios e avaliação; procedimentos de gestão trabalhista; e outros planos ou procedimentos de gestão específicos, conforme exigido pelas políticas aplicáveis do Banco Mundial e pelas boas práticas internacionais (incluindo saúde e segurança comunitária, segurança de barragens ou infra-estruturas, gestão de pragas, prevenção e controlo da poluição, conservação e gestão da biodiversidade, serviços ecossistémicos, saúde e segurança ocupacional , planeamento e gestão de emergências, património cultural, etc.).
Auxiliar no gerenciamento de procedimentos de divulgação oportunos e adequados e requisitos de consulta pública para todos os instrumentos de avaliação e gestão ambiental necessários.
Aconselhar e apoiar os clientes para garantir que os requisitos ambientais necessários, os planos e medidas de gestão sejam adequadamente refletidos nas licitações de obras e nos documentos contratuais, quando aplicável, e no desenvolvimento e implementação de mecanismos adequados de supervisão e monitoramento.
Supervisionar os aspectos ambientais da implementação do projeto, incluindo a participação em missões de supervisão para avaliar o estado de preparação e implementação de planos e medidas de gestão, revisão de relatórios de monitoramento, discussões com clientes e partes interessadas e construção de relações de trabalho eficazes com o mutuário/agência de implementação do projeto para garantir a compreensão e implementação adequadas dos requisitos ambientais. Orientar os clientes sobre medidas de mitigação eficazes e apropriadas e implementação de planos e procedimentos de gestão relevantes.
Fornecer informações ambientais oportunas aos documentos do projeto do Banco Mundial, incluindo Resumos de Revisão Ambiental e Social (ESRSs), Planos de Compromisso Ambiental e Social (ESCPs) e seções relevantes das Notas Conceituais do Projeto, Documentos de Informações do Projeto, Documentos de Avaliação do Projeto, Aide Memoires e Relatórios de status de implementação.
Fornecer liderança técnica e política na gestão de riscos ambientais em Angola e São Tomé e Príncipe, trabalhando em estreita colaboração com a CMU e a gestão regional, líderes de equipa de projecto, o coordenador do ESF da unidade e colegas ambientais e sociais responsáveis pelo apoio a projectos nos países.
Fornecer orientação e mentoria a outros especialistas e consultores ambientais no tratamento de questões técnicas, institucionais e de implementação de programas complexos relativos ao meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, biodiversidade, eficiência de recursos e prevenção e gestão da poluição.
Desenvolver e fornecer formação e apoio ao reforço de capacidades para organizações clientes e contrapartes e profissionais locais de EA sobre o FSE do Banco Mundial e aspectos relacionados com a gestão ambiental, de saúde e de segurança.
Liderar o desenvolvimento da capacidade de gestão do risco ambiental através da manutenção de um diálogo regular com os clientes, identificando proativamente oportunidades para fortalecer a capacidade do cliente, concebendo e entregando compromissos para melhorar as estruturas dos mutuários para a gestão do risco ambiental.
Trabalhar em estreita colaboração com os especialistas em desenvolvimento social do Banco Mundial para desenvolver e implementar projetos que sejam ambiental e socialmente sustentáveis e para melhorar a capacidade das estruturas ambientais e sociais dos Mutuários.
Envolver-se no diálogo político com os clientes sobre riscos ambientais e questões de sustentabilidade ambiental, desde contribuições a montante em Diagnósticos Sistemáticos de Países e Quadros de Parcerias de Países, até análises e compromissos estratégicos relacionados com A&S a nível nacional, até operações específicas, para aconselhar contrapartes sobre questões políticas e /ou riscos e oportunidades em relação às operações apoiadas pelo Banco. Coordenar conforme necessário com outros parceiros de desenvolvimento – tanto em termos dos seus projectos como de potenciais sinergias, mas também para coordenar e manter um diálogo com parceiros-chave sobre gestão de riscos ambientais e questões de sustentabilidade.
Contribuir para a construção de um portfólio de projetos ENB em São Tomé e Príncipe e apoiar o desenvolvimento e/ou implementação de operações ENB, que podem incluir operações, componentes de operações e/ou trabalho analítico em gestão de resíduos, gestão de inundações, silvicultura e restauração de terras e gestão de áreas protegidas.
Realizar outras tarefas solicitadas pelo PM, como por exemplo contribuir para eventos de gestão e partilha de conhecimento.
Critério de seleção
Grau avançado (PhD ou Mestrado) em engenharia ambiental, engenharia civil, ciências ambientais, geografia, ciências naturais, gestão de recursos naturais ou áreas afins.
Um mínimo de oito (8) anos de experiência profissional na gestão ambiental, incluindo experiência comprovada na avaliação e gestão de riscos ambientais e sociais e monitoramento da conformidade, como para agências governamentais, instituições financeiras internacionais ou outros parceiros de desenvolvimento, empresas de engenharia ou empresas de consultoria.
Conhecimento e experiência em avaliação ambiental e gestão de conformidade ambiental em projetos de investimento que envolvam obras civis de grande escala, atividades extrativas ou industriais.
Experiência de campo na avaliação de vulnerabilidades no local do projeto, riscos ambientais, ocupacionais e comunitários, bem como supervisão/inspeção de projetos durante a implementação para monitorar o desempenho.
Conhecimento sólido das políticas de salvaguardas do Banco Mundial, do FSE e/ou dos Padrões de Desempenho da IFC/políticas Ambientais e Sociais da MIGA, ou de padrões e códigos de práticas similares reconhecidos internacionalmente no setor ambiental.
Capacidade e experiência demonstradas no desenvolvimento e entrega de programas de treinamento eficazes para clientes em gestão de riscos ambientais.
Fluência profissional em português e inglês (escrita, fala, audição e leitura).
Colaboração confirmada e experiência de sucesso trabalhando com equipes multidisciplinares.
Um forte sentido de trabalho em equipe e capacidade de trabalhar de forma independente com supervisão limitada.
Fortes habilidades interpessoais e de comunicação.
Disponibilidade para viajar frequentemente e extensivamente em Angola e São Tomé e Príncipe e outros países da África Oriental e Austral, incluindo locais remotos.
Prazo para inscrição: 03 de Março de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Angola e São Tomé e Principe.
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsapp através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm
Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6
Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/
Ou Siga-nos também pelo:
Commentaires