Você promove a educação de meninas e mulheres em sua comunidade?
O Prêmio UNESCO para educação de meninas e mulheres está com inscrições abertas!
No Dia Internacional da Mulher, a UNESCO lança o convite à apresentação de candidaturas para o Prémio UNESCO para a Educação de Raparigas e Mulheres de 2024. O Prémio atribui anualmente 50.000 dólares a dois laureados que façam esforços notáveis em favor da educação de raparigas e mulheres.
Hoje, 122 milhões de raparigas continuam fora da escola e dois terços dos adultos analfabetos do mundo são mulheres. Isto apesar dos progressos significativos alcançados nas últimas décadas para concretizar o direito das raparigas e das mulheres à educação.
Sabemos que o género, combinado com outros factores, como normas e estereótipos culturais, riqueza, etnia ou localização, continuam a impedir que as raparigas e as mulheres em todo o mundo alcancem o seu pleno potencial.
Na Cimeira para a Transformação da Educação, em 2022, os países apelaram a ações que coloquem a igualdade de género no centro dos planos, orçamentos e políticas educativas, como parte do seu compromisso de transformar a educação para o mundo em que vivemos hoje.
Na prática, isto significa promover a igualdade de género nos currículos e nas pedagogias, criar espaços de aprendizagem seguros, inclusivos e transformadores, apoiar a colaboração entre sectores e gerações e investir nos mais marginalizados.
Você está promovendo mudanças transformadoras na educação de meninas e mulheres?
Quem?
As nomeações são feitas pelos Governos dos Estados Membros da UNESCO ou por Organizações Não Governamentais (ONGs) em parceria oficial com a UNESCO. Podem nomear até três indivíduos, instituições ou organizações que façam contribuições fortes e inovadoras para a educação de raparigas e mulheres. Não são possíveis autonomeações.
Os candidatos interessados são convidados a contactar a Comissão Nacional da UNESCO / Delegação Permanente da UNESCO do seu país, uma ONG em parceria oficial com a UNESCO ou o Secretariado do Prémio para obter mais informações.
O quê?
As nomeações devem atender aos critérios de elegibilidade e seleção definidos pelo Prêmio. Os projectos nomeados devem estar estabelecidos e em execução há pelo menos dois anos e demonstrar potencial para serem replicáveis e escaláveis.
Um júri internacional independente composto por cinco especialistas avaliará as nomeações com base no potencial do projeto em termos de impacto, inovação e sustentabilidade.
Quando?
O prazo para envio é 24 de Maio de 2024 (meia-noite, horário de Paris).
Como?
As candidaturas devem ser apresentadas em inglês ou francês através de uma plataforma online, acessível apenas às Comissões Nacionais da UNESCO/Delegações Permanentes à UNESCO e às ONG em parceria oficial com a UNESCO.
Com base nas recomendações do Júri, o Diretor-Geral da UNESCO anunciará os vencedores de 2024 que receberão o prêmio por volta de 11 de Outubro de 2024, como parte das celebrações do Dia Internacional da Rapariga.
Prazo para inscrição: 24 de Maio de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/diru3
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comentarios