top of page

PRÊMIO DE INOVAÇÃO DA ONU FAO 2024 (até US $ 10.000)


Estão abertas as indicações para o Prêmio de Inovação da ONU FAO 2024 . Em 18 de Junho de 2021, a Conferência da FAO, na sua quadragésima segunda sessão, decidiu estabelecer um “Prémio FAO para a Inovação” para reconhecer a inovação pioneira em áreas sob o mandato da FAO a um amplo espectro de premiados, incluindo Membros ou parceiros não estatais.


A inovação agrícola é o processo pelo qual indivíduos ou organizações colocam em uso produtos, processos ou formas de organização novos ou existentes, pela primeira vez, num contexto específico, a fim de aumentar a eficácia, a competitividade, a resiliência a choques ou a sustentabilidade ambiental e, assim, contribuir para a segurança alimentar e nutrição, desenvolvimento económico ou gestão sustentável dos recursos naturais.


A inovação consiste em fazer algo novo e diferente, seja resolvendo um problema antigo de uma nova maneira, abordando um novo problema com uma solução comprovada ou trazendo uma nova solução para um novo problema.


Prêmio

O candidato selecionado receberá:

  • um pergaminho descrevendo as conquistas e/ou prêmio do destinatário

  • um prêmio em dinheiro de US$ 10.000.



Elegibilidade

  • O Prémio FAO para a Inovação será conferido pela inovação pioneira em áreas sob o mandato da FAO a um amplo espectro de premiados, incluindo Membros, instituições, indivíduos, organizações internacionais/regionais, entidades académicas ou de investigação, organizações da sociedade civil, entidades do sector privado.

  • O Prémio reconhecerá, mas não se limitará, por exemplo, a inovações em sistemas agroalimentares, agricultura digital, sistemas de inovação agroalimentar, avanços em biotecnologia, inovação em práticas de produção sustentáveis, como agroecologia, novos modelos de negócios, etc.

  • As inovações podem enquadrar-se em diferentes categorias, tais como inovações tecnológicas, institucionais, sociais, políticas e financeiras.


Critério

Critérios específicos do prêmio:

  • Têm impacto em mais de um nível da cadeia de abastecimento, desde os produtores agrícolas (por exemplo, agricultores, pastores, pescadores) até aos consumidores.

  • Reforçar a ligação entre produtores agrícolas e consumidores através de mecanismos inovadores (por exemplo, arranjos institucionais inovadores, mecanismos políticos e financeiros, processos sociais, soluções tecnológicas inovadoras, incluindo ferramentas digitais, plataformas que ligam produtores e consumidores, formas inovadoras de acesso aos mercados e consumidores, etc.) com a devida consideração às dimensões ambientais, económicas e sociais da sustentabilidade.


Critérios gerais:

  • Qualidade e mérito da inovação

  • Potencial benefício, impacto e sustentabilidade

  • Acessibilidade e acessibilidade da inovação

  • Escalabilidade

  • Custo-benefício

  • Papel dos jovens (com menos de 35 anos) e/ou mulheres e/ou grupos marginalizados



Prazo para inscrição:  01 de Março de 2024

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:

Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsapp através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm

Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6 

Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/ 

Ou Siga-nos também pelo:


23 visualizações0 comentário
bottom of page