top of page

PRÊMIO DAPHNE CARUANA GALIZIA DE JORNALISMO 2024 (prémio de 20.000€) - oportunidade para cidadãos portugueses

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Daphne Caruana Galizia de Jornalismo 2024. O prêmio visa reconhecer trabalhos jornalísticos aprofundados e notáveis ​​sobre temas relevantes para a União Europeia (UE) como um todo ou para alguns dos seus Estados-Membros e contribuir para a promoção de princípios e valores da UE, consagrados na Carta Europeia dos Direitos Humanos.


O Prêmio Daphne Caruana Galizia de Jornalismo foi lançado em 16 de Outubro de 2020 como uma homenagem à jornalista de investigação e bloguista anticorrupção maltesa que foi assassinada num atentado com carro-bomba em 2017. O Prémio foi aprovado pelo Parlamento Europeu em Outubro de 2020, e será concedido anualmente.

Prêmio

O prémio anual de 20.000 euros será atribuído em Outubro de 2024, no Parlamento Europeu de Estrasburgo, a jornalistas ou equipas de jornalistas baseados na União Europeia. O vencedor será convidado a participar da cerimônia de entrega do prêmio. O Parlamento Europeu cobrirá as despesas de viagem do vencedor.

Elegibilidade


Aberto a jornalistas profissionais individuais ou equipes de jornalistas profissionais de qualquer nacionalidade. As candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios autores ou por organizações e associações profissionais de comunicação social em seu nome.


As inscrições devem ter sido publicadas/transmitidas em meios de comunicação impressos, audiovisuais ou online sediados num dos 27 Estados-Membros da UE entre 1 de Setembro de 2023 e 31 de Julho de 2024.

O inglês é a língua oficial do prêmio. As candidaturas podem ser apresentadas em todas as línguas oficiais da UE. Um resumo em inglês (máximo de 500 palavras) deverá ser fornecido no formulário de submissão.


As inscrições podem ter um ou vários autores. Os participantes deverão ser os autores e titulares dos direitos autorais e dos direitos morais de sua obra. As candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios autores ou por organizações e associações profissionais de comunicação social em seu nome.


Caso um jornalista ou equipe de jornalistas deseje participar com mais de uma inscrição, poderá fazê-lo. No entanto, eles devem enviar uma inscrição separada.


O plágio, que inclui o uso não autorizado da linguagem e dos pensamentos de outro autor e a representação deles como próprios, resultará em desqualificação. A descoberta retrospectiva de plágio resultará na revogação do Prêmio concedido.

Critérios de avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios:

  • Relevância do tema para a sociedade europeia e contribuição para a promoção dos valores e princípios da UE.

  • Qualidade do conteúdo, que deve ser bem documentado, preciso, factual e baseado em diversas fontes.

  • Qualidade em termos de linguagem, estilo e estrutura.

  • Abordagem original e aprofundada do tema.

Prazo para inscrição: 31 de Julho de 2024

Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade: Portugal.

Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:

 Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp

● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/diru3

● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR

● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW

● LinkedIN: https://rb.gy/casddp

● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/

 Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6


16 visualizações0 comentário
bottom of page