As inscrições já estão abertas para a Bolsa para o Avanço do Jornalismo Científico na África e no Oriente Médio.
Esta nova bolsa de um semestre, patrocinada pelo Knight Science Journalism Program (KSJ) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi inspirada na vida e na carreira do jornalista científico egípcio Mohammed Yahia. A bolsa foi criada em parceria com a Springer Nature, editora da Nature Middle East, que se tornou um importante contribuidor para a reportagem científica na região sob a liderança de Yahia de 2010-2023.
A bolsa visa enriquecer a formação de jornalistas de África ou do Médio Oriente, para que possam contribuir para uma cultura de jornalismo científico e de saúde de alta qualidade nessas regiões, bem como aumentar a sensibilização para os avanços regionais no resto do mundo.
Esta será uma bolsa de um semestre, realizada no outono do ano letivo que começa em 2024, patrocinada pela KSJ no MIT. O bolsista se juntará a outros bolsistas do KSJ em um programa de estudos no MIT e em outras universidades da área de Cambridge/Boston e nos seminários, oficinas de treinamento e viagens de campo do programa ao longo do semestre.
Para serem elegíveis para a bolsa, os candidatos devem:
Ser jornalistas baseados em África e/ou no Médio Oriente com pelo menos três anos de experiência em reportagens sobre ciência, saúde ou questões ambientais na região.
Sejam repórteres, escritores, editores, produtores, ilustradores, cineastas ou fotojornalistas. Isso inclui trabalho para jornais, revistas, televisão, rádio e mídia digital.
O candidato selecionado para participar do The Fellowship at MIT deverá atender às seguintes expectativas:
Residir em tempo integral na área de Boston-Cambridge para o MIT de 16 de Agosto de 2024 a meados de Dezembro de 2024.
Participar de viagens de campo, seminários e sessões de treinamento necessárias organizadas pela KSJ.
Desenvolver um curso de estudo que inclua pelo menos um curso de ciências. Os bolsistas frequentam cursos no MIT, Harvard e outras universidades da área.
Abster-se de trabalho profissional remunerado externo durante a bolsa, a menos que permissão por escrito tenha sido concedida pelo diretor.
Cada candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Declaração de Propósito : Descreva, em 500 palavras ou menos, por que você deseja participar da Bolsa para o Avanço do Jornalismo Científico na África e no Oriente Médio e como isso se enquadra nos seus objetivos profissionais.
Currículo ou Curriculum Vitae : Forneça uma breve visão geral de sua educação, histórico de trabalho e honras profissionais. (Os freelancers devem incluir uma lista de trabalhos freelance concluídos nos últimos 12 meses. Inclua cada história, local e data de publicação ou transmissão.)
Três Amostras de Trabalho : Forneça três (3) amostras de trabalho relevantes. Escolha amostras que melhor ilustrem seu interesse e habilidades. Por favor inclua uma tradução para qualquer trabalho não produzido em inglês.
Carta de Referência Profissional : Forneça pelo menos uma (1) carta de recomendação; letras adicionais são opcionais. A carta deve vir de uma pessoa familiarizada com o seu trabalho e comentar sobre suas habilidades e seu compromisso com o jornalismo. Os candidatos fornecerão o nome e o endereço de e-mail de seus recomendadores no formulário de inscrição, e as solicitações por carta serão enviadas aos recomendadores automaticamente
O Processo de Inscrição:
O cronograma a seguir é um esboço do processo de inscrição, o tempo está sujeito a alterações:
1º de Fevereiro de 2024: inscrições abertas
1º de março de 2024: as inscrições encerram às 23h59, horário padrão do leste dos EUA. As referências são fortemente encorajadas a cumprir este prazo, mas elas têm um período de carência até 4 de Março para enviarem suas cartas de recomendação. Aplicações incompletas não serão consideradas.
Início de Março: As inscrições serão analisadas por um painel de jornalistas científicos ilustres e os semifinalistas serão selecionados para entrevistas em vídeo.
Meados de Março: O beneficiário da bolsa será selecionado. Os candidatos não selecionados serão notificados neste momento.
Meados de Março a Abril: O beneficiário da bolsa será anunciado publicamente.
A partir de meados de Março: KSJ e MIT trabalharão com o beneficiário no processo de patrocínio de visto com data de início em 16 de Agosto de 2024 e data de término em 31 de Dezembro de 2024.
Prazo para inscrição: 1 de Março de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsaap através do seguinte link: https://bit.ly/3QVkCsm
Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6
Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/
Ou Siga-nos também pelo:
Comments