A mídia e as redações ainda operam predominantemente em âmbito nacional. No entanto, a crise climática e as estruturas de poder que impedem a transição para longe dos combustíveis fósseis transcendem significativamente as fronteiras nacionais.
O Programa de subsídios para combustíveis fósseis é, portanto, destinado a equipes internacionais de jornalistas profissionais e/ou redações para investigar e documentar atividades não relatadas por empresas europeias de combustíveis fósseis e seus representantes dentro e fora do continente.
Além de investigações sobre atividades da indústria de combustíveis fósseis que transcendem fronteiras, este programa também pode apoiar investigações que comparem atividades ou políticas locais da indústria entre duas ou mais regiões.
As histórias resultantes devem ser publicadas em pelo menos dois veículos em dois países diferentes, pelo menos um deve ser uma mídia europeia.
As bolsas também podem oferecer suporte ao trabalho preliminar no desenvolvimento de novos projetos investigativos.
Pode cobrir tempo de trabalho e despesas como logística, viagens, seguro, acesso a suporte jurídico, traduções, acesso a tecnologia e conjuntos de dados, etc.
Além do suporte financeiro, as equipes também podem solicitar um mentor experiente para fornecer assistência com o foco da investigação ou uma habilidade ou competência específica.
Esta bolsa é apoiada pela Meliore Foundation e abrigada em um programa maior: The Earth Investigations Programme apoiado pela Arcadia.
Equipes transfronteiriças de pelo menos dois jornalistas profissionais e/ou veículos de notícias podem enviar uma proposta para uma investigação jornalística sobre uma questão que diga respeito às empresas europeias de combustíveis fósseis e seus representantes dentro e fora do continente.
O valor total disponível para ser distribuído entre todas as investigações apoiadas será de € 50.000.
O programa é apoiado pela Meliore.
Para este programa de bolsas, há 20 rodadas de inscrições programadas ao longo de um período de seis anos (começando em janeiro de 2022).
Os dois últimos prazos em 2024 serão na quinta-feira, 25 de julho de 2024, às 13h CET (horário de Bruxelas)
e na quinta-feira, 24 de outubro de 2024, às 13h CET (horário de Bruxelas).
Localização: Europa
Benefícios
O valor total disponível para ser distribuído entre todas as investigações apoiadas será de € 50.000.
Elegibilidades
Equipes transfronteiriças de pelo menos dois jornalistas e/ou veículos de notícias podem enviar uma proposta para uma investigação jornalística sobre uma questão que diz respeito ao meio ambiente. Apenas candidatos que residam legalmente em pelo menos dois países diferentes têm permissão para receber financiamento.
Os candidatos devem ser jornalistas freelancers profissionais ou veículos de notícias. Referências pessoais e/ou referências a trabalhos anteriores são essenciais a esse respeito.
Veículos de notícias devem ser entidades legais oficialmente incorporadas pelo menos um ano antes do prazo de inscrição da chamada de subsídio.
A proposta de investigação deve se referir ao jornalismo investigativo ambiental transfronteiriço sobre assuntos europeus — dentro ou fora da Europa. Isso significa que a investigação tem (também) que ser relevante para a Europa.
Além de investigações sobre questões ambientais que transcendem fronteiras, esta bolsa também pode apoiar, por exemplo, investigações comparativas sobre questões e políticas ambientais locais entre dois ou mais países, regiões, cidades, etc.
O resultado da investigação deve ser publicado por pelo menos dois veículos de notícias profissionais em pelo menos dois países diferentes, um dos quais deve ser na Europa. Cartas de intenção para publicação de pelo menos dois veículos de notícias profissionais são necessárias.
Jornalismo investigativo publicado por mídia profissional em qualquer formato é elegível, seja impresso, online, transmitido ou cross-media. Sua investigação pode ser publicada como artigos de jornal e revista, documentários e séries de rádio e televisão, foto-reportagens e livros, podcasts e livros jornalísticos de não ficção.
Prazo para inscrição: 25 de Julho de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/QDkwe
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comments