O Programa de Fellowships Robert S. McNamara (RSMFP) do Banco Mundial combina aspirantes a pesquisadores de economia do desenvolvimento de países em desenvolvimento com economistas pesquisadores do Banco Mundial, criando oportunidades únicas para os bolsistas participarem de pesquisas rigorosas e relevantes para políticas na Vice-Presidência de Economia do Desenvolvimento do Banco Mundial. Os bolsistas ficarão hospedados no Banco Mundial em Washington, DC por 8 meses (setembro a maio de cada ano) e trabalharão sob a supervisão de pesquisadores dos departamentos de Impacto no Desenvolvimento (DIME) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento do Banco Mundial, engajando-se em pesquisas de alta qualidade e projetos de pesquisa relevantes para políticas.
Ao trabalhar com investigadores do DEC do Banco Mundial e com os seus colaboradores académicos externos das melhores universidades, os bolseiros aprenderão os padrões de investigação atuais, adquirirão novas competências econométricas e estabelecerão contactos com investigadores líderes na sua área. Terão uma oportunidade única de participar em investigação rigorosa e relevante em termos de políticas e de alargar a sua perspectiva sobre potenciais questões de desenvolvimento e sobre a forma como a sua investigação pode abordar os desafios do mundo em desenvolvimento.
Principais recursos do programa
Experiência profissional:
Os bolsistas trabalharão em projetos do Banco Mundial sob a supervisão direta de pesquisadores do DEC do Banco Mundial e receberão treinamento em práticas e tecnologias de pesquisa de ponta e participarão das operações do Banco Mundial. Dependendo da natureza dos projetos, os bolsistas podem contribuir para o trabalho publicado do DEC, ser coautores com pesquisadores do DEC, participar de missões de campo ou interagir diretamente com clientes do Banco Mundial.
Capacitação:
Os bolsistas receberão uma integração técnica de uma semana no início do programa, incluindo treinamento em práticas de pesquisa reproduzíveis. Durante o programa, os bolsistas participarão de treinamentos práticos e seminários ministrados por economistas renomados, para desenvolver ainda mais habilidades. Através do seu trabalho com economistas do DEC, os bolsistas irão melhorar a sua capacidade de identificar, estudar e escrever sobre questões importantes da política de desenvolvimento.
Divulgação da pesquisa:
Os bolsistas serão convidados a escrever um blog baseado em suas pesquisas de bolsa no DEC. Esta é uma oportunidade para mostrar a sua investigação e contribuição para as discussões sobre políticas de desenvolvimento. A cada ano, os 4 principais blogs serão publicados no blog Let's Talk Development da DEC.
Compensação
O RSMFP oferece uma remuneração competitiva, totalizando US$ 46.500 líquidos de imposto de renda para a coorte de 2023-24, por bolsista para uma bolsa de 8 meses (paga em parcelas mensais). Como os bolsistas ficarão hospedados no Banco Mundial em Washington DC, a unidade de Operações de RH do Banco Mundial auxiliará os candidatos selecionados na solicitação do visto G4.
Nota: O fellowship não cobre despesas de viagem.
Financiamento
O RSMFP foi criado em 1982 por uma resolução dos Diretores Executivos para conceder fellowships a jovens investigadores para estudarem nas áreas relacionadas com o desenvolvimento económico. O financiamento para o programa foi inicialmente fornecido pelos governos do Bangladesh, China, Índia, Kuwait, Nigéria, Paquistão, Peru e ex-Jugoslávia.
Governanção
A governação do RSMFP inclui um Comité Directivo, um Comité de Selecção e um Secretariado. O Comité Directivo, composto por representantes dos escritórios dos Directores Executivos do Banco Mundial dos países doadores, reúne-se anualmente para analisar os progressos. O Comitê de Seleção, composto por diretores do DEC do Banco Mundial dos departamentos de pesquisa e avaliação de impacto, toma decisões de seleção com base nos critérios de seleção e nos objetivos de desenvolvimento das bolsas. O Secretariado apoia o Comité de Seleção em todo o seu trabalho e gere as operações quotidianas, prepara políticas e procedimentos, supervisiona a integração e gere as relações com os parceiros de desenvolvimento.
Elegibilidade
Para serem considerados para o RSMFP, os candidatos devem ser:
Cidadãos dos países membros do Banco Mundial, com preferência aos nacionais dos países em desenvolvimento;
Fluente em inglês;
Graduados em nível de mestrado ou atualmente cursando doutorado em Economia ou áreas afins;
Idade não superior a 35 anos (até 30 de junho de 2024);
Disponível para se mudar para Washington, DC durante a duração da bolsa.
Programas de pesquisa
Os candidatos terão a opção de selecionar na inscrição se gostariam de ser hospedados pelo departamento de pesquisa de desenvolvimento ou pelo departamento de avaliação de impacto da Vice-presidência de Economia de Desenvolvimento (DEC) do Banco Mundial.
Processo de seleção
Os candidatos devem enviar:
Um currículo atualizado
Uma declaração de propósito descrevendo seus interesses de pesquisa, objetivos profissionais e discutindo suas qualificações como pesquisadores de desenvolvimento
Detalhes de contato para uma referência que possa fornecer uma carta de recomendação (as cartas só serão solicitadas para candidatos pré-selecionados)
Uma amostra de escrita (opcional)
Um exemplo de código (opcional)
As bolsas serão concedidas com base em materiais de inscrição, conhecimento de métodos econômicos relevantes e habilidades demonstradas no software estatístico necessário. A formação de coortes procurará alcançar representação geográfica e de género.
Prazo para inscrição: 28 de Fevereiro de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsapp através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm
Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6
Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/
Ou Siga-nos também pelo:
留言