As inscrições já estão abertas para o Fellowship para Minorias do UN OHCHR de 2025. Lançado em 2005, o Fellowship para Minorias (MFP) é o programa de treinamento mais abrangente do OHCHR para defensores de direitos humanos de grupos minoritários nacionais, étnicos, religiosos e linguísticos.
Ao final do programa, os bolsistas obterão uma compreensão geral do sistema das Nações Unidas, instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos, com foco particular nos direitos das minorias. O MFP também serve como uma oportunidade para ativistas de direitos humanos ampliarem sua rede construindo parcerias estratégicas com ativistas de todo o mundo, das Nações Unidas e ONGs relevantes sediadas em Genebra.
Requisitos
Os candidatos devem pertencer a um grupo minoritário nacional, étnico, linguístico ou religioso. Candidatos que não pertençam a grupos minoritários não serão considerados, mesmo que tenham laços estreitos com comunidades ou organizações minoritárias.
Educação formal não é um pré-requisito, desde que experiência relevante seja demonstrada. Os candidatos devem ter a capacidade, disposição e oportunidade de treinar outros em sua comunidade ou organização ao retornar. Eles também devem ter um bom conhecimento prático do idioma em que o programa é conduzido.
Os candidatos devem ser propostos e apoiados por sua organização ou comunidade. Idealmente, a organização patrocinadora:
Tem um eleitorado ou filiação firme dentro do grupo minoritário.
Representa questões minoritárias.
Realiza trabalhos relacionados a questões minoritárias.
É composto por pessoas pertencentes a minorias.
Observação: os candidatos indígenas devem se inscrever no programa de bolsas para indígenas, que tem um processo de inscrição separado.
Benefícios
O programa é oferecido em três idiomas: inglês, russo e árabe, e acontece em Genebra, Suíça. Os bolsistas têm direito a:
Uma passagem de ida e volta em classe econômica do seu país de residência para Genebra.
Seguro de saúde básico durante toda a duração do programa.
Um estipêndio para cobrir acomodações modestas e despesas de subsistência.
Processo de seleção:
A seleção de fellows reflete um equilíbrio de gênero e regional. Também levamos em consideração a situação geral dos direitos humanos nas respectivas regiões/países, e a situação da comunidade minoritária à qual o candidato pertence.
A seleção reflete o equilíbrio regional e de gênero, considerando a situação geral dos direitos humanos nas regiões dos candidatos. A pré-seleção de 15 a 20 candidatos por grupo de idiomas é conduzida por bolsistas anteriores, seguida de entrevistas para candidatos pré-selecionados. A decisão final é tomada por um grupo consultivo da equipe do OHCHR.
Inscreva-se agora para o programa de bolsas de estudo para Minorias do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH) de 2025.
Prazo para inscrição: 22 de Novembro de 2024, 18:00 (horário de Genebra)
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Para mais oportunidades como esta, junte-se a nós através da tua rede social favorita através do seguinte link:
● Grupo do Telegram: https://t.me/oportunidades_cplp
● Grupo do whatsapp: https://shorturl.at/QDkwe
● Grupo do facebook: https://shorturl.at/befuR
● Página do facebook: https://shorturl.at/bdgHW
● Instagram: https://shorturl.at/imLS9
● Twitter/X: https://shorturl.at/ev468
● LinkedIN: https://rb.gy/casddp
● Visite nosso website: https://www.oportunidadescplp.info/
● Inscreva-se e receba as nossas oportunidades todos os dias por email: https://bit.ly/4188LL6
Comments