INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO :
O Projeto PRO-Português tem como objetivo global:
“contribuir para a consolidação do sistema educativo de Timor-Leste, através do apoio ao sector da formação profissional e contínua do pessoal docente do sistema educativo do Ensino Não Superior”
objetivos específicos:
Constituir uma Bolsa de Formadores Nacionais, a nível de Posto Administrativo, e consolidar as suas competências técnico-científicas, didático-pedagógicas e linguístico-comunicativas para ministrarem Cursos de Língua Portuguesa
Reforçar as competências linguístico-comunicativas em Língua Portuguesa de docentes de todos os níveis de ensino do sistema educativo do Ensino Não Superior de Timor-Leste”.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O Projeto centra-se na área de proficiência linguística e tem em vista a capacitação de professores timorenses no domínio da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2).
A atividade do Agente da Cooperação na categoria de Coordenador com as funções de Adjunto(a) do/a Coordenador/a e do/a Vice-Coordenador/a, visa cumprir os seguintes objetivos:
1. Promover a articulação com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.), o INFORDEPE e os Serviços de Cooperação em Díli;
2. Executar todas as tarefas relevantes no âmbito das suas competências atribuídas pelo Camões, I.P e pelo INFORDEPE;
3. Promover a articulação e as condições de diálogo e de comunicação permanentes entre a equipa, docentes e diferentes parceiros de desenvolvimento;
4. Efetuar, em articulação com o/a Coordenador/a e o/a Vice-Coordenador/a, a gestão; acompanhamento, monitorização e implementação das atividades do Projeto, de acordo com os objetivos e resultados previstos no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
5. Executar, em articulação com o/a Coordenador/a e o/a Vice-Coordenador/a, a supervisão das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, em todas as suas vertentes;
6. Mobilizar sinergias que valorizem o Projeto, de acordo com a política de intervenção definida pelo/a Coordenador/a e o/a Vice-Coordenador(a).
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
Mínimo de cinco anos de experiência comprovada na área de Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento (obrigatório).
Mínimo de três anos de experiência comprovada em funções similares (preferencial).
Experiência profissional relevante em países em desenvolvimento, designadamente em Países de Língua Oficial Portuguesa (preferencial).
Experiência profissional relevante nos domínios do Ensino, Formação Profissional e Emprego (preferencial).
Experiência comprovada em gestão de ciclo de Projeto (preferencial).
QUALIFICAÇÕES E COMPETÊNCIAS:
Licenciatura numa das seguintes áreas: Gestão, Educação, Ciências Sociais (obrigatório). ▪ Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa (obrigatório).
Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador, incluindo tratamento estatístico de dados (obrigatório).
Formação em Gestão de Projetos (preferencial).
Bons conhecimentos de Inglês e Francês (preferencial). ▪
Conhecimentos de Tétum (preferencial).
Prazo de Candidatura: 21 de Outubro de 2022.
Comments