A Embaixada do Japão oferece bolsas de estudos MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia) patrocinadas pelo governo japonês todos os anos. A bolsa MEXT apoia estudantes estrangeiros que estudam em instituições de ensino superior, selecionados por recomendação da Embaixada. As inscrições estão abertas para estudantes de graduação e pesquisa.
O MEXT aceita inscrições de estudantes internacionais para estudar no Japão que satisfaçam as seguintes qualificações e condições. Seu objetivo é promover recursos humanos que se tornem pontes de amizade entre o país do bolsista e o Japão por meio de estudos no Japão e que contribuam para o desenvolvimento de ambos os países e do resto do mundo.
(1) Nacionalidade: Os candidatos devem ter a nacionalidade de um país que tenha relações diplomáticas com o Japão. Um candidato que tenha nacionalidade japonesa no momento da inscrição não é elegível. No entanto, pessoas com dupla nacionalidade que possuam nacionalidade japonesa e cujo local de residência no momento da solicitação seja fora do Japão são elegíveis para se inscrever, desde que escolham a nacionalidade do outro país e renuncie à sua nacionalidade japonesa até a data de sua chegada no Japão (a aquisição do status de estudante). A Primeira Triagem deve ser realizada na missão diplomática japonesa no país de escolha da nacionalidade do requerente.
(2) Idade: Os candidatos, em princípio, devem ter nascido em ou após 2 de abril de 1999.
(3) Língua Japonesa: Os candidatos devem estar dispostos a aprender japonês. Os candidatos devem estar interessados no Japão e estar dispostos a aprofundar sua compreensão do Japão antes e depois de chegar ao Japão. Além disso, em princípio, os candidatos devem estar dispostos a realizar seus estudos acadêmicos no Japão em japonês.
(4) Saúde: Os candidatos devem apresentar um atestado de saúde no formato prescrito, assinado por um médico, atestando que o candidato não possui condições físicas ou mentais que impeçam seus estudos no Japão.
(5) Chegada ao Japão: Em princípio, os candidatos devem poder chegar ao Japão entre 1 de abril de 2024 e 7 de abril de 2024.
PERÍODO DA BOLSA
(1) O período da bolsa terá duração de cinco anos, de abril de 2024 a março de 2029, incluindo educação preparatória de um ano no idioma japonês e outras disciplinas a serem fornecidos na chegada ao Japão. Para bolsistas de graduação em medicina, odontologia, medicina veterinária ou curso de seis anos em farmácia, o período da bolsa será de sete anos até março de 2031.
BENEFÍCIOS DA BOLSA
(1) Subsídio: 117.000 ienes por mês. Um subsídio regional suplementar de 2.000 ienes ou 3.000 ienes por mês será adicionado ao valor da bolsa mensal para os bolsistas que estudam ou conduzem pesquisas em regiões especialmente designadas. Devido à situação do orçamento do governo japonês, o valor do pagamento pode estar sujeito a alterações a cada ano fiscal. Se o bolsista estiver ausente da universidade ou da instituição de ensino preparatório por um período prolongado, a bolsa será suspensa por esse período.
(2) Taxas de Educação: As taxas de matrícula e mensalidades nas universidades serão pagas pelo MEXT.
(3) Despesas de viagem
Transporte para o Japão: O MEXT estipulará o horário e a rota da viagem e fornecerá uma passagem aérea aos bolsistas que chegarem ao Japão no período especificado. A passagem aérea será em classe econômica para o voo do aeroporto internacional mais próximo da residência do bolsista (em princípio, o país de nacionalidade) para um aeroporto internacional no Japão utilizado na rota normal para a universidade aceitante.
Angola: Programa de Bolsas MEXT FY2024
Cabo Verde: Bolsas Governo Japonês 2024
Guiné-Bissau: bolsas de estudos do governo japonês para 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsaap através do seguinte link: https://bit.ly/3QVkCsm
Visite o site oficial em: www.cplpoportunidades.com
Ou Siga-nos também pelo:
Comments