O objetivo central do SPSAS Co-designing Biodiversity Assessments é capacitar jovens cientistas e técnicos ambientais para projetar, obter e analisar dados de biodiversidade adequados para apoiar programas e políticas de ação ambiental eficazes.
Biodiversidade ou diversidade biológica é a variedade e variabilidade da vida na Terra. A biodiversidade é uma medida de variação no nível genético (variabilidade genética), espécie (diversidade de espécies) e ecossistema (diversidade de ecossistema). A biodiversidade não está distribuída uniformemente na Terra; geralmente é maior nos trópicos como resultado do clima quente e da alta produtividade primária na região próxima ao equador. Os ecossistemas florestais tropicais cobrem menos de 10% da superfície terrestre e contêm cerca de 90% das espécies mundiais. A biodiversidade marinha é geralmente mais elevada ao longo das costas do Pacífico Ocidental, onde a temperatura da superfície do mar é mais elevada, e na faixa latitudinal média em todos os oceanos. Existem gradientes latitudinais na diversidade de espécies. A biodiversidade geralmente tende a agrupar-se em hotspots e tem aumentado ao longo do tempo, mas provavelmente diminuirá no futuro como resultado principal do desmatamento. Abrange os processos evolutivos, ecológicos e culturais que sustentam a vida.
Serão selecionados 60 participantes, sendo 30 do Brasil e 30 de outros países. Podem se inscrever estudantes de doutorado e pesquisadores recém-doutorados e profissionais de órgãos ambientais governamentais e/ou organizações não-governamentais.
Benefícios
Não há custos de mensalidade e está disponível apoio financeiro para cobrir viagens e despesas dos participantes sem financiamento próprio.
Elegibilidades
Jovens pesquisadores (especialmente doutorandos e pós-doutorandos) e técnicos (analistas, pesquisadores) de órgãos governamentais e ONGs da área ambiental, tanto do Brasil quanto de outros países.
Cidadãos brasileiros ou residentes de longa duração (isso inclui doutorandos estrangeiros afiliados a uma instituição brasileira e profissionais com contratos de longo prazo ou cargos permanentes no Brasil).
Outras nacionalidades (incluindo brasileiros residentes de longa duração no exterior, como doutorandos ou profissionais com contratos de longo prazo ou cargos permanentes em outros países).
Prazo para inscrição: 11 de Março de 2024
Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:
Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Para mais oportunidades como esta, faça parte do nosso grupo do whatsaap através do seguinte link: https://chat.whatsapp.com/JOZgQAIj2IOBHoIMkIiXnm
Recebas as oportunidades por email: https://bit.ly/4188LL6
Visite o site oficial em: www.oportunidadescplp.info/
Ou Siga-nos também pelo:
Comments