top of page

Bolsas de estudo: Capacitando o Ensino Superior na África, para jovens pesquisadores e professores

Atualizado: 23 de ago. de 2021

A missão deste curso de Mestrado Especializado é apoiar as Universidades Africanas, contribuindo para a atualização de seus funcionários e nutrindo uma geração qualificada de jovens pesquisadores e professores qualificados.


Prazo para inscrição: 5 de setembro de 2021

 

O objetivo específico é triplo: - aumentar o conhecimento dos participantes sobre os desafios globais do desenvolvimento sustentável e esclarecer as implicações para o continente - fornecer aos participantes ferramentas para prosseguir as ações de pesquisa e educação neste campo e poder transmitir seus conhecimentos dentro da sua universidade de origem - para reforçar a parceria entre as universidades de origem dos participantes e as universidades italianas


FORMATO DE TREINAMENTO

O Mestrado Especializado visa fortalecer o conhecimento transversal sobre questões em conformidade com a Agenda 2030 e a Agenda 2063.

Está estruturado em torno de 6 módulos didáticos (1 módulo de introdução, 2 módulos transversais, 3 módulos técnicos). O objetivo geral é formar uma geração qualificada de jovens pesquisadores e docentes qualificados em dois temas principais: ensino de projetos de inovação e sustentabilidade .

O curso inclui a atribuição de um trabalho de projeto a ser realizado em grupos. Isto permitirá aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos nos módulos, escrevendo uma proposta de investigação sobre um tema de interesse para a sua Universidade de origem, ou desenhando o programa de um novo curso de ensino alinhado com os tópicos do Mestrado Especializado.


Elegibilidade

A admissão é seletiva e os requisitos são:

1) Bacharelado ou Mestrado em disciplinas vinculadas aos temas do Mestrado Especializado: - cópia do diploma na língua original e sua tradução para italiano / inglês / francês ou espanhol- cópia do histórico escolar com a lista de exames no idioma original e sua tradução para italiano / inglês / francês ou espanhol ou Suplemento ao Diploma - cópia de um passaporte válido - Curriculum Vitae;

2) Carta de motivação do candidato;

3) Carta de apoio da Universidade de origem do candidato, de preferência emitida em carta dirigida por um representante institucional (chefe da unidade / departamento do candidato) Além disso: - Exercer cargo numa Universidade local (conferencistas, auxiliares, colegas investigadores… ) será um ativo adicional de mérito.- É necessário um bom conhecimento de inglês escrito e oral, uma certificação de idioma também será um ativo adicional de mérito.

ETAPAS DE ADMISSÃO


PASSO 1 - Após o recebimento das inscrições, o Departamento de Energia avaliará os critérios de elegibilidade conforme descritos acima, para cada candidato com relação ao requisito do grau. Os candidatos que passarem nesta primeira etapa passarão para a etapa 2. O Departamento de Energia do Politécnico de Milão compartilhará a lista de candidatos elegíveis com a Fundação IHEA.

PASSO 2 - A IHEA Foundation identificará, a seu exclusivo critério, os candidatos a serem inscritos por meio de avaliação de habilitação, carta de motivação e carta de apoio. Com base nesta avaliação, a IHEA Foundation, a seu exclusivo critério, pode convidar para uma entrevista individual um grupo selecionado de candidatos. Durante a entrevista, serão avaliados os seguintes elementos: - capacidade de comunicação clara e precisa em inglês falado e escrito - estimulação pelo Desenvolvimento Sustentável,

Para garantir transparência e qualidade das entrevistas, a entrevista é pública. As inscrições individuais não serão levadas em consideração, pois é um requisito que deve ser encaminhado pela universidade de origem do candidato. O Mestrado Especializado estará disponível para bolsistas de pós-doutorado e jovens professores. A lista dos candidatos selecionados será compartilhada com o Departamento de Energia do Politécnico de Milão.


Países da CPLP elegíveis para esta oportunidade:

Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe




192 visualizações0 comentário
bottom of page